No começo, eu tinha certeza de que qualquer pessoa envolvida nos negócios deveria saber as respostas para essa pergunta. Por que eu trouxe isso à tona como tópico neste blog de negócios, é porque, há pouco tempo, acabei de discutir com alguém que administra negócios, mas parece não entender a diferença entre um investidor e um empreendedor.
Não quero julgar, mas a discussão me fez pensar se as diferenças não são realmente tão óbvias para algumas pessoas de negócios.
Começar uma empresa não é fácil, caso contrário, todos fariam isso e seriam bem-sucedidos. Existem muitos altos e baixos no processo. No entanto, conhecimento, vontade forte, paixão e persistência são altamente necessários para ser um empreendedor.
Um investidor só sai quando há necessidade de fazê-lo. Em outras palavras, nenhum potencial lucrativo significa nenhum investimento. Se eu vou falar analogicamente, um empreendedor é um construtor e um investidor é um jardineiro.
Então, aqui estão elas, as 10 principais diferenças entre um investidor e um empreendedor.
- Um empreendedor se concentra na operação do negócio, enquanto o investidor se concentra nos lados comercial e financeiro do negócio.
- Um empreendedor apresenta uma nova ideia de negócio, enquanto um investidor considera a ideia de negócio existente apresentada pelo empreendedor.
- Um empresário geralmente se aproxima de um investidor para financiamento de negócios. Ele apresentará uma proposta e um plano de negócios para garantir ao investidor. Um investidor só aborda um empreendedor se o negócio for potencialmente lucrativo.
- Um empreendedor é apaixonado pelos negócios e geralmente dedicado à sua ideia. A maioria deles é persistente e ainda mantém a direção do negócio, apesar de sofrer perdas. Um investidor é muito mais prático para a avaliação comercial e pode deixar o negócio quando perde dinheiro.
- Um empreendedor geralmente é mais otimista nos negócios. Um investidor não é tão otimista. Eles podem ser mais otimistas se o valor do negócio for relativamente alto.
- Um empresário é quem administra o negócio, embora possa investir dinheiro, enquanto um investidor apenas investe dinheiro. Ele não está envolvido na operação diária.
- Um empresário se reporta ao investidor em tempo hábil. Um investidor lê e avalia o relatório.
- O empreendedor pode iniciar um negócio de inicialização sem dinheiro, enquanto o dinheiro é a principal ferramenta para o investidor começar a investir.
- O empresário conhece mais o negócio, pois gerencia seu funcionamento diário, marketing, vendas, funcionários e comportamentos do cliente. Um investidor conhece os negócios com base em relatórios financeiros e retorno do investimento (ROI).
- Riscos para o empreendedor são energia e tempo, enquanto riscos para o investidor são dinheiro e tempo.
Apesar das diferenças acima, também existem algumas semelhanças:
- Ambos os lados são os donos do negócio.
- Ambos os lados devem ter espírito de negócios.
- Ambos os lados também são conhecidos por assumir riscos.
- Eles também contribuem para o crescimento da economia e o aspecto financeiro.
Você é um empreendedor ou um investidor, há duas coisas que você precisa lembrar. O mais importante a ser construído é a confiança e o mais importante a ser evitado é a ganância. Se você entende essas regras, os dois podem formar uma ótima equipe para um empreendimento comercial de sucesso.
Se você tiver outras opiniões sobre a diferença entre investidor e empresário, informe-me na caixa de comentários abaixo. Além disso, não se esqueça de compartilhar se você acha útil este post.